5 DICAS DE COMO ENVIAR DINHEIRO PARA OS MISSIONÁRIOS

Minha missão agora é ensinar as cinco melhores maneiras de enviar dinheiro para os missionários em obra, tema inédito que igreja nenhuma nem Pastores haviam escrito anteriormente, até por que não convém a certos Pastores ensinar o povo a enviar dinheiro, para que o dinheiro não seja mandado direto aos missionários, mas passe primeiro pelos cofres controlados por eles em suas igrejas.

Os missionários precisam conhecer bem as maneiras de enviar ofertas missionárias para o seu país de missões. Além do mais, eles devem orientar aos seus mantenedores, seguidores e familiares às maneiras de enviar as ofertas missionárias para o estrangeiro, como estou orientando aqui através do meu livro Viver de Missões.

Quando alguém quer ajudar a obra missionária e não conhece ninguém que seja missionário, ela deverá realizar a sua consulta no Google. O Google tem um mecanismo chamado “Google instante” através dele pode perceber como as pessoas estão pesquisando para encontrar formas de ajudar os missionários.

Como exemplo ao digitar “como ajudar a obra” o Google instante colocou várias opções, as últimas palavras ficam em negrito e em minúsculo: como ajudar a obra de Deus, como ajudar a obra missionária. Depois digitei como enviar dinheiro para o exterior, e apareceu: “como enviar dinheiro para o exterior, como enviar dinheiro para o exterior pelos correios, como enviar dinheiro para o exterior pelo banco do Brasil

Os resultados do Google instante são rápidos, aparecem em 2 segundos, enquanto se digita, sem acento, todas em minúscula como no exemplo acima “deus” com minúscula e “missionaria” sem acento. Missionários inteligentes criarão artigos usando a palavra poderosa “como” e as palavras-chaves “missões” e “missionários” para que quando alguém estiver buscando informações, seu artigo apareça nas primeiras páginas dos motores de busca do Google.

1.Como Enviar A través de Ofertas Esporádicas?

Desde o início da missão, e durante todo seu curso, os missionários precisarão receber ofertas missionárias de amor, mesmo aqueles que tenham salários fixos, vindo de pessoas que o acompanham e conhecem a vida deles e seus compromissos com Cristo.

Sempre os missionários estarão esperando alguma ajuda extra, para poder realizar algum sonho ou alguma necessidade especial. Exemplos: comprarem mais uma cama para receberem as visitas. Pintarem a moradia. Renovarem as louças. Sem ofertas extras seria complicado realizar determinadas obras que estão no coração deles.

Muitas das vezes eu apliquei as ofertas especiais dadas a minha pessoa, na própria igreja, em alguma necessidade que ela tinha. Outras vezes só foi possível realizar algo especial com a chegada de alguma oferta de amor. Exemplos: coloquei uma cortina nova no púlpito, fiz uma calçada ao lado do templo. Derrubei uma parede para ampliar a casa do Senhor, se não tivesse recebido ofertas especiais não teria realizado estas necessidades. As ofertas esporádicas são como disse Paulo aos filipenses. (Filipenses 4.18) “…Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.”

2. Como Enviar Através de Transferências Financeiras?

A transferência em dinheiro poderá ser feita através de empresas especializadas como a rede da Moneygram, que está estabelecida em todas as nações e o serviço é bastante confiável. Basta acessar o site e localizar as agências credenciadas mais próximas, preencher o cadastro e efetuar a transferência. Por US$ 100 Dólares a taxa a ser descontada será de US$ 7,23. Antes de enviar dinheiro, é possível fazer uma simulação do custo do envio no site das empresas enviadoras. A pessoa que enviará receberá um número de referência da transação o qual deverá ser comunicada ao missionário.

No Chile país que atuei como missionário todas as agências dos Correios do Chile e as Casas de Câmbio Afex são credenciados da Moneygram. Nunca recebi dinheiro por este mecanismo, até então era desconhecido por mim e pelos que me enviaram. Outra agência de transferência de dinheiro é a agência Western Union, inclusive ela tem mais locais credenciados no Brasil que a própria Moneygram.

http://global.moneygram.com/pt/pt/como-enviar-dinheiro

3. Como Enviar Através de Depósitos Bancários?

A maneira mais simples, rápida e segura é depositar diretamente nas contas dos missionários sem passar por atravessadores, para que chegue o montante ofertado sem gotejar em mãos de terceiros. Pessoas que têm carinho pelos servos de Deus depositarão a capricho em datas iguais todos os meses, mantendo um controle dos depósitos, para não acontecer de pular um mês sem aquela bênção especial, não importando a quantidade, pois sendo um depósito abençoado, será multiplicado nas mãos daqueles que fazem a obra com agrado.

Os missionários deverão ter suas contas correntes com cartão de crédito Visa/Plus internacional, com este cartão será possível realizar saques no exterior, pagando as taxas do IOF. No governo Dilma ficou bastante caro o uso do cartão internacional, por causa do imposto brasileiro que é cobrado sobre compras com cartão de crédito e saques internacionais IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Hoje IOF está 16 vezes mais caro do que no início da minha missão no Chile, antes a taxa era 0,38% e agora IOF está em 6,38%.

4.Como Enviar Através de Vales Postais Eletrônicos?

Outra maneira de enviar dinheiro do Brasil para o exterior é utilizando o Vale Postal eletrônico dos correios. É um meio fácil, rápido e seguro. Existem quase 6.000 agências credenciadas no Brasil. Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa.

Este serviço está de acordo com as normas legais do Banco Central do Brasil e do COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda. O dinheiro a ser enviado deve ter finalidade social, não comercial, em conformidade com políticas de inclusão social do Governo Federal do Brasil e da UPU – União Postal Universal.

Preciso abordar aqui um tópico para avisar a certos empresários que os missionários não podem ser envolvidos com compras de veículos, como no Chile onde é 50% mais barato que no Brasil, nem qualquer outro produto, pois a missão é espiritual e não comercial, não é uma missão de exportação muito menos de contrabando.

5. Como Enviar Através de Promotores De Missões?

Os missionários deveriam ser ajudados por todas as igrejas, sem fronteiras, sem barreiras denominacionais e sem exclusivismo. Por causa das missões o Brasil deveria ser apenas uma igreja. Os ofertantes quando são tocados para contribuir não escolhem as placas das igrejas, que assim possam continuar fazendo. Não tenham medo de desafiar aqueles que querem manipular os destinos das ofertas, monopolizarem as vidas e mercanciar a fé.

Na minha experiência tenho recebido ofertas de uma gama variada de irmãos que nem igreja tem e outros de diferentes igrejas. Irmãos da Assembleia de Deus, irmãos da Congregação Cristã do Brasil, irmãos da Batista e irmãos da Presbiteriana. Os missionários que Viver de Missões são livres para receber ajuda de quem quer que seja, e ainda podem solicitar no mundo inteiro por ajuda. Assim como diariamente Ministérios cristãos televisivos estão dentro dos lares em todo o lugar, pedindo contribuições e recebem estas ofertas de quem seja tocado a contribuir para o avanço da obra em toda parte.

Os missionários podem estabelecer promotores de missões em cada igreja onde eles forem conhecidos e por onde eles forem descobertos. Sempre existirão igrejas e irmãos em particular que descobrem eles e passando ajudar a partir da descoberta. Os missionários poderiam estabelecer previamente pessoas conhecidas para serem promotoras de missões, de ambos os sexos, a fim de que estes irmãos solicitem ofertas em cada igreja em seus nomes e que estas ofertas fossem depositadas em um montante único, evitando que várias pessoas o façam por separados.

Estas pessoas promotoras de missões, autorizadas pelos missionários, poderiam ser de grande bênção nas arrecadações de ofertas missionárias. Elas trabalhariam com um talonário fornecido pelos mesmos, para anotar os nomes dos doadores e emitir um recibo, e percorrer em busca dos ofertantes uma vez ao mês. Sendo eles conhecidos dos Pastores locais estes promotores de missões, tendo sua aprovação será uma mão na roda, pois os promotores de missões trabalharão com liberdade e os missionários serão muito abençoados, sendo assim os Pastores não teriam esta preocupação.

Pr. Teófilo Karkle

Comentários

Comentários

1 Comentário


  1. Este artigo servirá para varias igrejas e agencia missionárias de como fazer para enviar dinheiro missionário para o exterior.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *