Mundo Missionário

COMO REALIZAR UMA ADOÇÃO MISSIONÁRIA SEGURA?


Para quem digitou no Google a palavra Adoção Missionária, se encontrou com este artigo inédito, onde colocaremos na mesa os pontos positivos e negativos desta pratica de Adotar um Missionário.

Adoção Missionária é adotar um Missionário que esta em Missão, porém não tem sustento nem uma igreja respaldando economicamente seu trabalho espiritual.

Temos que ter muito cuidado na hora de escolher um Missionário, e a melhor maneira ainda continua sendo a Adoção Direta, sem passar por intermediários. A grande maioria dos Missionários estão conectados nas Redes Sociais, sendo fácil de encontrar alguém que realmente precise ser adota e que esteja orando para que isso viesse acontecer.

Colocamos neste artigo algumas falhas que tem ocorrido quando se trata de Adotar um Missionário, mas o proposito não é de desestimular a desejo de Adoção, mas sim de abrir os olhos para que a Adoção aconteça de boa forma.

ADOÇÃO MISSIONÁRIA UMA PRATICA QUE NÃO PODE SER PERDIDA.

Nós do Mundo Missionário, cremos na importância da pratica da Adoção Missionária no Brasil, por isso escrevemos este conteúdo com o propósito de incentivar esta prova de amor para com os Missionários. Ela é uma pratica cristã, bíblica, que não pode ser perdida esta pratica entre os cristãos.

Na Bíblia encontramos incentivos para a Adoção, cremos que o melhor versículo é o do Apostolo do amor.

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 1 João 3:17

A PRIMEIRA ADOÇÃO MISSIONÁRIA NA BÍBLIA FOI FEITA EM SUNÉM.

2 Reis 4.8-10 “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.

Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.

Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo“.

Que linda atitude desta mulher sunamita para com o profeta Eliseu, claro, seu esposo estava de acordo. Eles tinham em sua casa um Dormitório Missionário, mobiliado para hospedar o servo de Deus quando por ali passasse.

Já passamos por residências onde a família que nos recebeu nos cedeu um dos quartos da casa, este dormitório eles também chamavam de Quarto Missionário.

Existe no nosso imenso Brasil Igrejas, Empresas ou Famílias em particular que ainda usam Adotar um Missionário, ao estilo deste casal rico de Suném, e com isso eles participam de grande bençãos de Deus ao favor daqueles que ajudam a semear a Palavra do Evangelho.

ALGUNS TIVERAM EXPERIÊNCIAS AMARGAS COM A ADOÇÃO DE MISSIONÁRIOS.

As experiências de Adoção Missionárias, são bastante fortes para quem se se envolveu com elas. Temos conhecimento de famílias brasileira que oferecem o que tem de melhor para abençoar a vida dos Missionários e suas famílias, sempre lembram deles nas datas importantes, chegam até viajar para conhecer em pessoa a Obra do Missionário. O Missionário adotado chega a ser mais um filho adotivo para aquela família abençoada.

Como toda família tem seus problemas, também poderiam surgir dificuldades entre a família e esse novo membro adotado, afetando o carinho, a atenção e a manutenção do mesmo.

Contudo as amargas experiências podem ser para ambos, tanto para aqueles que são Adotados como para aqueles que Adotam os Missionários, por isso todos devem agir com muita sabedoria para que nunca haja um mal entendido, para que nunca sejam quebrados os laços de amizade e os suportes econômicos.

Se alguns dos nossos leitores já experimentaram alguma situação difícil no que tange a Adoção Missionária, pedimos em nome de Jesus que perdoem a aqueles que provocaram a dor, o rompimento do Propósito da Adoção, para que voltem a fluir aquele primeiro amor.

Uma vez o Apostolo Paulo pediu a Filemon que perdoasse a Onésimo, seu funcionário que estava preso em Roma junto com Paulo, e como Paulo falou de Jesus a Onésimo, este se converteu. Paulo inclusive se ofereceu de pagar pela fraude que Onésimo havia feito a Filemon.

A solução para uma amarga experiência é Perdoar o Missionário que o Defraudou ao estilo de Filemon. E o Missionário perdoar se haja necessidade aquele que o adotou.

EXITEM ALGUMAS COISAS ERRADAS NAS ADOÇÕES QUE ENCONTRAMOS NA INTERNET.

Estamos numa época onde encontramos muitos sites pedindo Adoções de Missionários, principalmente de obreiros nativos de uma determinada nação carente, pobre, os lugares que mais encontramos esse tipo de pedido de Adoção são: África, Cuba, Haiti etc.

A grande sacada destas propostas é que estes obreiros nativos se tornam mais viável sua adoção devido ao baixo custo que ela significa. Ao invés de ter um Missionário nacional sustentado com dois mil dólares, se propõe adotar 20 obreiros nativos com 100 dólares para cada um.

Se essa proposta continuar prosperando podemos cair no risco de com o passar dos anos não existir mais Missionários competentes e qualificados bem remunerado para atuar em países de primeiro mundo, onde as necessidades espirituais são iguais que dos países pobres do terceiro mundo.

A Adoção de Obreiros quem vem acontecendo nestes últimos 20 anos, até pode ser real e correta, mas existe ainda outro tipo de Adoção que nos deixa completamente intrigado, são aquelas Adoções de Crianças de crianças pobres e carentes.

As crianças dadas em Adoção, ou melhor, aqueles que uma Instituição Missionária pede, são de crianças oriundas de uma região de pobreza, onde as Organizações postam em catálogos aquelas imagens de crianças negras, indígenas, ribeirinhas, órfãs e refugiadas.

As dificuldades já começam pela grande quantidade de crianças que são oferecidas em Adoção de Carinho, pois adoções físicas ou reais não são possíveis dentro do estilo que estão sendo oferecidas. Enquanto os obreiros são 50 candidatos as crianças poderiam facilmente ser 500.

Quem tem condições de Ajudar crianças carentes, não deveriam mencionar quantidades, nem falar em Adoção, apenas poderiam dizer o seguinte: com a minha Ajuda estou apoiando dezenas de crianças todos os meses, em um determinado lugar do mundo, sem precisar falar em Adoção, pois que adota, gostaria de ter uma foto, os dados desta criança e um contato direto com ela.

ALGUNS ESPERTALHÕES ESTÃO MACULADO A PRATICA DA ADOÇÃO.

Lamentamos que algumas pessoas “espertalhonas” estão usando a adoção missionária, para benefício próprio, ou seja, a intenção é arrecadar dinheiro com este propósito e desviar esse dinheiro a outro lugar.

Criam uma espécie de Catálogo de Adoção de Missionários, colocam ali as fotos, os nomes e o local de origem, para serem adotados.

Às vezes estes missionários são fictícios, não existem na realidade ou então nunca saem dos Catálogos, são adotados varias vezes os mesmos missionários. Isso é um crime de Estelionatário, isto é uma Fraude a boa fé das pessoas que gostam de ajudar.

Alertamos a todos para não caírem neste golpe, mas caso haja adoção verdadeira de um Missionário, assegurem-se de ter o e-mail pessoal do Missionário adota, e interaja com ele para ver se realmente seu dinheiro esta sendo dado o destino certo. Se a instituição não fornecer o e-mail do Missionário em Adoção, pode estar seguro que existem coisas duvidosas por trás desta adoção.

Já são tantas as historias de Pseudas-Missões fazendo vídeos e fotos de obras missionárias que não são próprias, com a intenção maligna de angariar fundos, que nos dá vergonha de mencionar-las. A obra até pode existir, mas o mal intencionado não é conhecido nela.

Outra coisa escandalosa é a Adoção de Crianças, principalmente perto do Natal, para que sejam enviados brinquedos, roupas e o melhor de tudo para estas instituições: Dinheiro. Adote uma criança pobre, indígena, que nós estamos dando comidas para ela, novamente o dinheiro em alguns casos, são gastos em assuntos particulares para compras de carrões importado para o pastor presidente e seus filhos andarem de BMW, Audi e Ferrari. E adoção é apenas uma fachada.

Quer adotar um Missionário, como Família, Empresa? Façam diretamente, sem passar pelas mãos de empresas terceirizadas. Façam todas as gestões de adoções diretamente com aquele Missionário que realmente precisa de ajuda.

Todas as gestões para a Adoção Missionária têm que ser correta, para que o nome de Jesus seja glorificado e tudo para a Gloria de Deus.

Temos uma frase missionária circulando pela Internet que afirmamos o seguinte: Se todo o dinheiro que se pede para as Missões, fosse aplicado nas Missões de verdade, o mundo todo já estaria salvo.

DINHEIRO MISSIONÁRIO DESVIADO É CRIME.

Não se pode pedir dinheiro para Missões e aplicar em Obras Locais de Emergência que sempre surgem.

Em certos lugares, quando surge à emergência correm ao Caixa da Missão e toma de lá emprestado o dinheiro sagrado, onde muitas das vezes esse dinheiro não é retornado ao caixa das Missões.

As emergências são as mais incríveis: Para completar alugueis dentro da própria cidade onde esta a igreja local, para pagar programa de radio em atraso, para viagens pastorais dentro do próprio país, para ocupar nos gastos de alimentações das festividades da igreja onde em algumas igrejas todos os meses têm uma festividade.

Se essas caixas de missões continuarem sendo como o pneu de estepe de um carro, quando fura um dos pneus principais, essas caixas perderão sua beleza, sua seriedade e sua legalidade. A Caixa da Missão não poder ser uma Caixa Estepe, nem emergencial.

Esse tipo de atitude de pedir dinheiro para Missões e não enviar para Missões é um desvio de verbas, é uma propaganda enganosa, uma oferta mentirosa. Esse tipo de oferta fecha a porta do coração de muita gente, que já vem entregando dízimos e ofertas alçadas e ofertas especiais e por não ter claridade desta oferta missionária, seus corações se fecham.

PARTICIPE DE UMA ADOÇÃO MISSIONÁRIA SÉRIA.

Tenho colocado neste artigo, varias denuncias de como esta sendo mal feita a Adoção Missionária, mas isso não deverá impedir de você participar da Adoção Missionária de uma maneira diferente, segura e séria.

Incentivamos os nossos leitores para abrirem suas mãos e seus corações e sejam Diferentes nestas questões de Missões.

Adotar um Missionário é participar das bênçãos de Deus.

Adotar um Missionário é se envolver com uma historia de amor.

Adotar um Missionário é ajudar na Evangelização Mundial.

Adotar um Missionário é fazer uma família feliz no Campo das Missões.

Desejando conhecer nossos Projetos do Mundo Missionário entre em contato com o nosso Ministério através do seguinte e-mail mundomissionario@hotmail.com teremos o prazer de responder suas perguntas e indicar os passos iniciais para uma feliz Adoção Missionária.

 

 

 

 

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Tem alguma Pergunta ou Comentário?

Deixe uma resposta

O livro Viver de Missões está no Black Friday até dia 30 de novembro. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: