O QUE É MISSÕES? DE QUEM É AS MISSÕES? E COMO FAZER MISSÕES?

Existem tantas palavras que não aparecem explicitamente na Bíblia, tais como a própria palavra Bíblia,  Trinidade, Missionário e Missões, mas intrinsecamente encontramos todas elas, com a quais podemos formar as doutrinas sistematicamente, fazendo um compendio e reunindo todos os textos em volta do conceito. No Novo Testamento ainda que não tenha estas palavras, mas encontramos suas ações. Vemos Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, chamando homens, enviando homens.

1. O QUE É MISSÕES?

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.

Qualquer pessoa que recebe um encargo a cumprir pode dizer que ela tem uma Missão. Às vezes é muito pequena, como transportar um objeto, entregar um recado e olhar um preço.

Existem diferentes tipos de missões: missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural, e a que mais importa para nós a missão de evangelizar.

Para nós os evangélicos, missão significa propagar o Evangelho de Jesus e falar da Salvação por ele proporcionada na cruz. O missionário evangélico é aquele que tem a missão de divulgar a fé em diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.

Existem Missionários Evangélicos, Católicos, Mórmons, quase todas as religiões existem seus missionários.

Gosto muito de consultar o dicionário de sinônimos das palavras que escrevo e ai está o sinônimo de missão: compromisso, delegação, encargo, incumbência, obrigação, representação e tarefa.

2. DE QUEM É AS MISSÕES?

A missão é da Igreja em sua totalidade, para irmãos leigos e para irmãos com conhecimento. Para quem faz parte do Ministério como também para quem faz parte da membresia. Para solteiros e casados, para homens e mulheres.

Não é dos anjos, nem de Cristo, nem de Deus. Não há nenhum versículo que atribui a Jesus como Missionário, ele é quem Envia os homens com esta Missão de falar dele. Ele é o Produto oferecido e não o vendedor. Ele é o pão, mas não é o padeiro. Ele é a água, mas não é poço. Ele é o caminho, mas não é o caminhante. Ele é a porta, mas não é o porteiro.

Jesus é o autor da fé e da igreja, ele disse que ia fundar a igreja, até então não existia. Disse e fez. Disse e fundou. Ele escolheu doze homens e lhes ensinou como anunciar o Evangelho, e capacitando eles com o poder do Espírito Santo, os mandou que fosse pelo mundo inteiro pregando sua Palavra.

(Marcos 16:15) ”E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos tem 16 capítulos, alguns alegam que Jesus falou isso de última hora, no último capítulo, como que tivesse se esquecido de falar antes e só falou apenas uma vez, mas não devemos dar esta conotação. Jesus falou por último, para que fosse o primeiro a ser lembrado, feito e cumprido.

É incrível que alguns ministérios tomem (João 13:14) onde Jesus lavou os pés de seus discípulos e também só fez e falou uma vez, mas eles estão fazendo isso, levando os pés em cultos de Ceia do Senhor e não estão fazendo a Missão. “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.”

Lavar os pés não precisa poder, precisa de humildade, mas fazer Missões precisa-se de poder: (Atos 1:8) “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Para lavar os pés não precisa ver a necessidade de uma geração que está com seus cabelos brancos, ficando velhos, e não se sabe se já ouviram o Evangelho. (João 4:35) “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.”

Lavar os pés não salva ninguém, apenas nos ensina uma lição de humilhação. Lavar os pés é uma questão de hospitalidade, mas Missões é uma questão de entrega total a humanidade, a piedade e a saciar necessidades.

3. COMO FAZER MISSÕES?

Primeiro, precisamos tirar nossos olhos do conforto, das coisas triviais e das coisas materiais e levantar nossos olhos para ver como uma fila de 469.000 mil km de pessoas que não conhecem a Cristo, estão se dirigindo ao abismo sem salvação e a fila aumenta 12 km por dia. Com essa fila daria para dar 30 voltas no mundo.

Jesus mandou fazer varias coisas que estão relacionadas à missão de salvar vidas: (Mateus 10:7,8) “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.”

Qual é pois a missão mais fácil para você? Pregar, curar, limpar leprosos, ressuscitar mortos, expulsar demônios ou dar de graça? Claro que o mais fácil é Pregar e os demais elementos da missão aconteceram aos que crerem. (Marcos 16:17,18) “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”

Nunca vi ninguém não fazer nada se ver uma casa vizinha pegar fogo. A missão é salvar vidas e se possível coisas, até que cheguem os bombeiros e apaguem o fogo. O mínimo que você poderia fazer é chamar os bombeiros, ou oferecer sua mangueira e seus baldes para jogar água de uma piscina ou de uma torneira para controlar o fogo, ainda que ele se torne incontrolável.

Na epistola de Judas encontramos três tipos de atitudes de crentes: Uns conservando-se a si mesmo, outros tendo piedade de alguém e outros salvando algumas pessoas. Em quais das três atitudes você se encontra? (Judas 1:21-23) “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.”

Meu pai me dizia: “Enquanto descansa, carrega pedras” Como entender isso em Missões? Enquanto trabalha secularmente fala de Jesus. Enquanto viaja, dê carona para falar de Jesus. Tenha um folheto no seu carro, na sua pasta o no bolso de sua camisa, entregue o folheto no elevador, na fila, nas praças de alimentação.

Existem empresários que fazem propagandas impressas e pagam certos adolescentes para colocar nos vidros dos carros, assim também se poderia fazer missão colocando um cartão onde aquele que tomar será motivado a ler um pequeno texto ou digitar uma página web em busca de uma solução.

A sua missão está a um passo da sua casa. Ela só é internacional por que os missionários viajam para outras nações, mas na outra nação ela voltará a ser local, caseira e cotidiana.

Missão é a ação de salvar vidas oprimidas, desvalidas e atingidas pela dor do pecado. E isso você sabe fazer e deve fazer.

(1 Coríntios 9:16) “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

 

 

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *